QSA & DS

Qualidade, Segurança, Ambiente & Desenvolvimento Sustentável

 

 

Sistema de Gestão e Desenvolvimento Sustentável

 

O Grupo ProCME, e a CME em particular, demonstram o seu compromisso para com a contribuição para uma sociedade mais equilibrada e coesa, assente nos princípios da sustentabilidade, através da Declaração da Política Integrada.

A integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU nos compromissos da nossa organização, é sistematizada através da implementação de um Sistema de Gestão Integrado (abrangendo as vertentes Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social) e de um Sistema de Gestão Anti Suborno & Compliance do Grupo ProCME.

 

Qualidade





A Qualidade do nosso Serviço, concretizada através da antecipação e satisfação das necessidades e expectativas dos nossos clientes, é o primeiro dos nossos compromissos. A operacionalização deste compromisso assenta:

  • No planeamento da atividade em todas as vertentes, tendo em vista a garantia da conformidade com todos os requisitos aplicáveis e atendendo a critérios de Produtividade e Rentabilidade.
  • Na formação e qualificação adequada dos colaboradores.
  • No estabelecimento de relações de parceria com os nossos Clientes e demais Parceiros de Negócio.


A inovação e a melhoria contínua dos nossos processos e tecnologias estão na base da nossa estratégica de crescimento. Saiba mais sobre os nossos projetos de inovação.

Consulte a nossa Missão, Visão e Valores.
Consulte as nossas notícias sobre os mais recentes projetos desenvolvidos.
 

Segurança



 

Os nossos colaboradores são o nosso principal ativo. A sua qualidade de vida, em particular através da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, são pilares fundamentais do Grupo ProCME. 
Asseguramos internamente o serviço de Higiene e Segurança no Trabalho através de uma equipa de profissionais qualificados e habilitados, que:

  • Analisam as tarefas e avaliam os riscos.
  • Definem medidas de prevenção e proteção.
  • Formam e informam os nossos trabalhadores, bem como os que operam sob coordenação da nossa organização. 
  • Acompanham no terreno as condições de realização dos trabalhos.


Não há valor que se sobreponha ao da vida das pessoas.

 

Ambiente





O nosso compromisso com a sustentabilidade só será efetivo, em toda a nossa atuação, se estivermos alinhados com as práticas de Proteção do Ambiente, nomeadamente através da:

  • Prevenção da Poluição.
  • Proteção da Biodiversidade.
  • Utilização racional dos Recursos Naturais


Apostamos na formação e informação dos nossos colaboradores, e demais parceiros de negócio sob coordenação da nossa organização, relativamente às obrigações legais e Boas Práticas a observar. 
Através da metodologia sistemática para identificação e avaliação dos Impactes Ambientais, definimos as medidas de Prevenção e Mitigação a implementar no dia-a-dia. 

No âmbito da ação climática e descarbonização, o Grupo desenvolve vários projetos e tecnologias. Para mais informação, pode consultar: energias renováveis, cidades inteligentes e mobilidade, comunidade solar.

 

Responsabilidade Social





No Grupo ProCME, queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável através da implementação de políticas e de práticas de Responsabilidade Social Corporativa.

O Programa SeR, nascido em 2007, foi fruto da necessidade sentida pelo Grupo em agregar as iniciativas que, até à data, vinham acontecendo de uma forma avulsa e não integrada.

Cientes do nosso papel enquanto agente ativo para a promoção do emprego e da responsabilidade social, implementámos ainda um programa de recrutamento inclusivo e de desenvolvimento de carreiras assente na diversidade - Programa SeR - Diversidade.

 

 

 

Certificações

 

A CME é certificada na área da Qualidade pela ISO9001 (inicialmente ISO9002) desde 1996, no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho pela OHSAS18001, agora ISO45001, desde 2003 e no domínio da Gestão Ambiental pela ISO14001 desde 2004. 
Na sua procura constante de melhoria contínua, e de transparência, é igualmente certificada segundo os requisitos da norma SA8000 (desde 2013) – Responsabilidade Social - e segundo os requisitos da ISO37001 (desde 2020) – Sistema de Gestão Anticorrupção. 
Numa vertente mais especifica, ao nível técnico da prestação do serviço, a CME é igualmente certificada de acordo com os requisitos do Regulamento (EU) nº517/2014, Regulamento de Execução (EU) 2015/2067 e com o Decreto Lei nº145/2017 desde 2014, estando igualmente registada na ANPEC, no âmbito da Portaria n.º 773/2009, de 21 de julho, para produtos e equipamentos SCIE (e atividades associadas – comercialização, instalação e manutenção) desde 2020.

 

 

 

Informação para Parceiros de Negócio

 

Pode consultar aqui o Compromisso de Cumprimento Normativo | Código de Conduta Parceiros de Negócio.
Pode consultar aqui o Procedimento de Avaliação de Fornecedores.